22
Abr 10

 

Fonte: O Jogo


David Luiz está a um pequeno passo de atingir o patamar dos melhores centrais brasileiros do momento, aqueles que Dunga irá escolher para estarem no Mundial da África do Sul. O Gladiador da Luz, como já vai sendo apelidado por muitos adeptos, dadas as suas características físicas, completa hoje 23 anos e tem as portas da canarinha escancaradas. David Luiz pode estar descansado que o seu desempenho de águia ao peito esta temporada vai ser recompensado em breve. Se não for este ano, será certamente no Mundial de 2014, no seu país natal. Dunga já o afirmou em círculos privados, e outros elementos da Confederação Brasileira de Futebol assinam por baixo.

Quem também acaba por ganhar com esta alteração de estatuto do central é o Benfica. Há uma iminente subida de cotação em função da iminente presença no escrete. E, já agora, é preciso recordar que Vieira não admite negociar jogadores abaixo da cláusula de rescisão, no caso 50 milhões de euros (ver páginas seguintes).

Recentemente, numa conversa que manteve com algumas pessoas próximas do jogador do Benfica, o homem que vai dirigir os destinos da selecção brasileira no Mundial revelou estar muito atento à evolução do central e que não teria dúvidas em chamá-lo se falhasse alguma das habituais opções para a posição. David Luiz está, pois, na fronteira e a um passo de chegar ao patamar de Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Miranda (São Paulo) e do companheiro Luisão - estes deverão ser os eleitos para o Mundial.

David Luiz despertou para o futebol no Vitória da Bahia e quem o conhece bem sabe que tem o destino traçado: "No Vitória da Bahia, o David sempre foi um jogador acima da média. Tem muita personalidade, grande condição física, aspectos que desenvolveu no Benfica. Ouço dizer que pode estar de saída para um clube europeu de top - fala-se do Real Madrid, não é? - e tenho a certeza de que, após o Campeonato do Mundo, vai ser chamado à selecção do Brasil. Era um garoto franzino quando chegou ao Benfica, mas agora já está bem maduro e bem constituído fisicamente. Vai chegar muito longe, tem uma carreira brilhante pela frente", disse a O JOGO Oldegard Filho, agente FIFA sedeado em Salvador da Bahia.

Agora que atingiu a "maioridade" competitiva, ao fim de quatro épocas na Luz, a carreira de David Luiz está a ser gerida com todo o cuidado, tanto que os clubes que têm manifestado interesse na sua contratação são analisados ao pormenor. O camião de euros trazidos há alguns meses pelos russos Zenit de São Petersburgo, por exemplo, esbarrou na intransigência de Luís Filipe Vieira (20 milhões de euros propostos representam menos de metade da cláusula de rescisão do central, cifrada em 50 milhões de euros), mas também do próprio jogador e de quem o ajuda a gerir a carreira. David Luiz recebeu uma proposta irrecusável do ponto de vista financeiro, mas não se deixou deslumbrar pelos muitos euros que iria meter ao bolso se aceitasse jogar na Rússia, preferindo aguardar por um clube com outra dimensão futebolística e com outro histórico, que lhe permita estar permanentemente nos principais montras do Velho Continente.

David Luiz tem bem definido o seu projecto de vida (desportiva) para os próximos anos. Para sair da Luz, só para um colosso do futebol europeu, o que nem parece difícil, em face do rendimento esta época. Em Espanha, é constantemente ligado ao Real Madrid, em Itália ao Inter de José Mourinho, e de Terras de Sua Majestade vão chegando sinais do interesse de Chelsea e Arsenal. E estes sim são cenários que o camisola 23 equaciona como fortes possibilidades para o seu futuro.

"Jesus é duro mas tem razão"

David Luiz é capa da renovada revista "Mística" este mês. Em entrevista, o central não esconde alguma ansiedade pelo fim do campeonato, até porque não vê a hora de festejar. "Estamos tranquilos, a gerir bem as coisas, sendo humildes, procurando entrar em todos os jogos com espírito conquistador e, num aspecto, concordo que temos um segredo: sabermos que o que vale no futebol é o último jogo", sublinhou, reafirmando a importância de Jorge Jesus no desempenho positivo da equipa.

"É claramente alguém importante, que fala de uma forma directa e que por vezes até pode ser duro, mas basta reflectir para saber que tem razão, pois tem a noção perfeita de como potenciar as nossas qualidades. É uma pessoa que nos ajuda muito, que quer o melhor para nós. Todos juntos, queremos melhorar, estamos dispostos ao sacrifício, a treinar até às 21 horas ou logo de manhã, a seguir a um jogo, pois sabemos que só dessa forma vamos atingir o título", explicou.

Com os pés bem assentes na terra, vai alertando a navegação para o facto de ainda não ter sido conquistado o principal troféu da época. "Quero é que o ponto alto da época seja vivido em Maio, sendo campeões. É isso que interessa. De que vale uma vitória a meio da época? Queremos é títulos."

David Luiz não nasceu no seio de uma família abastada e conta que teve de lutar muito para chegar ao actual patamar. O central tem o pai como grande referência: "O gosto pela bola (...) e a culpa é do meu pai, que disse sempre que esse sonho estava guardado para mim. Os meus pais sempre se dedicaram ao máximo para que nada nos faltasse e, ainda assim, tinham dificuldades", conta o camisola 23.

David Luiz recorda-se dos tempos em que se afastou da família para jogar futebol. O jogador nasceu na pequena localidade de Diadema e começou a dar pontapés mais a sério na bola na Bahia. A distância era muito grande: "Estava a 36 horas de autocarro. Cheguei a estar ano e meio sem ver os meus pais. Muitas vezes passava fome e, quando os meus pais ligavam, eu dizia que estava tudo bem."

Macarrão é imagem de marca
Ninguém fica indiferente a David Luiz. Além das qualidades futebolísticas, o defesa encarnado tem um penteado que motiva inúmera curiosidade e fortes reacções.

O camisola 23 é conhecido por Macarrão já desde os tempos em que jogava no Vitória da Bahia - passou a ser tratado pelos companheiros de equipa por essa alcunha devido ao facto de ser muito magro e ter o cabelo encaracolado - e faz questão de manter essa imagem de marca. Aliás, além dos atributos físicos, também o penteado de David Luiz é alvo de admiração por parte das suas fãs. O central tem uma grande popularidade entre os adeptos encarnados, sobretudo do lado feminino.

O defesa já prometeu manter o cabelo longo, mostrando-se indiferente às reacções, sobretudo masculinas, nomeadamente de um movimento que surgiu na rede social Facebook no qual se apela para que corte o cabelo... à máquina zero!

Família Amorim prepara festa
Os pais de David Luiz estão em Lisboa há alguns dias, mas não serão eles a preparar a festa de aniversário do filho. Essa tarefa, a "festa-surpresa", ficará a cargo da mãe de Rúben Amorim. Os jogadores têm uma forte relação de amizade, David Luiz é visita assídua de casa e, por isso, a mãe de Rúben disponibilizou-se para preparar o jantar. Os pais do central desconhecem os pormenores. "Sinceramente, ainda nem sabemos o que vai acontecer exactamente", começou por afirmar Regina Marinho, à espera do fim do campeonato para voltar a comemorar. "Estou cá há algum tempo. Já vi os jogos com o Liverpool, a final da taça da Liga com o FC Porto, o jogo com o Sporting, e também fui a Coimbra ver a partida com a Académica. Já falta pouco para o Benfica ser campeão, e estamos com fé em que isso aconteça já no próximo fim de semana. Temos de preparar os nossos corações para esse momento."

Garantido está um relógio para o defesa, como prenda de aniversário.

Casa anos com dorsal
David Luiz celebra hoje o seu 23º aniversário, casando a sua idade com o número do dorsal que enverga, precisamente o 23. O defesa brasileiro chegou ao Benfica a meio da temporada 2006/07 e desde logo fez questão de escolher essa camisola.

publicado por JoanaaRochaa às 19:12

INFORMAÇÃO

Tudo o que precisas de saber sobre o David Luíz podes encontrar aqui! Não deixes que te escape nada!


CURIOSIDADES

Tudo o que uma verdadeira fã precisa de saber sobre o seu ídolo! Desde o que ele faz fora das 4 linhas até às suas primeiras conquistas no futebol!

 

CLUBES

Todos os clubes que o David já representou, os jogos que realizou e todos os golos marcados pelo craque!


TÍTULOS

Todas as suas conquistas nos 2 clubes que já representou!

 

NOTA:

Podes sempre ajudar o blogue e dar a conhecer tudo aquilo que sabes sobre o David Luiz! Achas que tens algo a acrescentar às listas? Participa! Manda a tua sugestão para o nosso e-mail: davidluizfanspt@live.com.pt

 


 

Joana (Owner)
Catarina
(Co-owner)
Online Since: 01-04-10
Este blogue é criado por fãs e para fãs. Não temos nenhum contacto directo com o David Luiz. Este blogue é apenas uma forma de o homenagear!